Zelador da Cidade

zelador
Sob o lema “Numa Rua Perto de Si” a Junta de Freguesia de Odivelas criou a figura do Zelador da Cidade”.

Este zelador tem como missão percorrer diariamente a freguesia de Odivelas, por zonas previamente definidas, identificando anomalias ao nível do espaço público, permitindo assim de forma mais célere a intervenção dos serviços operacionais da Junta de Freguesia de Odivelas.

O zelador andará devidamente identificado para que todos os munícipes possam fazer-lhe chegar as situações que entenderem, estando, no entanto disponíveis, os meios habituais de contacto com a Junta de Freguesia, seja pelo telefone, fax ou e-mail.

Esta iniciativa da Junta de Freguesia de Odivelas potenciando uma maior aproximação às populações é demonstrativa do querer dos seus responsáveis de aumentar a qualidade do serviço que prestam a todos os Odivelenses.

Não se esqueça: Numa Rua Perto de Si.

• O Zelador percorre a freguesia a pé e faz o registo de uma média de 20/30 situações diárias que precisam ser resolvidas pelos sectores de obras, zonas verdes, limpeza urbana, nomeadamente reparação de lancis, pavimentos e calçadas, viaturas abandonadas, etc…

• Situações anómalas na iluminação pública (EDP), contentores de resíduos sólidos urbanos (SMAS), caixas eléctricas dos operadores de telecomunicações são reportadas às entidades competentes.

• Reporta à Câmara Municipal de Odivelas, situações que não estejam ao abrigo do Protocolo de Delegação de Competências, como sinalização vertical ou abrigos de paragens de transportes públicos danificados.

• O Zelador percorre durante cerca de 27 dias toda a freguesia e diariamente reporta as anomalias para serem resolvidas pelos serviços. Passados esses 27 dias constata se as situações verificadas anteriormente já se encontram resolvidas.

• O Zelador percorre de 10 a 20 km’s por dia.

• Carlos Mineiro é o Zelador da Cidade, tem 64 anos e é funcionário da JFO há 12 anos.

• Neste momento a autarquia a curto prazo vai apostar num segundo Zelador da Cidade para fazer rondas nocturnas pela freguesia fiscalizando assim a falta de iluminação.

• Este projecto tem dado uma projecção nacional nos meios de comunicação social acerca do trabalho efectuado por esta Junta de Freguesia, tendo o Zelador da Cidade sido motivo de reportagem na TVI24 no programa Portugal Português, TVI no Você na TV, na RTP1 no Portugal em Directo e RTP2 no Programa Consigo.