Centro Infantil da Arroja

 

logo_centroinfantil_arroja2

A criação do equipamento “Centro Infantil da Arroja” da Freguesia de Odivelas remonta à década de 80 (juntamente com mais dois equipamentos de índole social, localizados no Vale do Forno e Serra da Amoreira), é fruto do estabelecimento de um protocolo de colaboração entre a Junta de Freguesia e o Instituto Superior de Ciências Educativas, único estabelecimento de ensino superior no concelho de Odivelas.

Esta parceria teve na sua génese o propósito de contribuir para colmatar a inexistência, na freguesia de Odivelas de então, de qualquer equipamento social da rede pública que promovesse a educação pré – escolar (crianças dos 3 aos 5 anos), assim como o apoio às famílias mais vulneráveis do ponto de vista social e económico.

Ao longo do tempo as alterações na relação protocolar e colaborativa entre as duas entidades, não só justificam os propósitos iniciais desta parceria, como vieram a reforçar e sublinhar as responsabilidades atribuídas a cada uma das entidades, o que pode ser verificado no presente documento.

Esta parceria tem-se revelado de grande utilidade e mais-valia quer para as crianças quer para as suas famílias, permitindo a prossecução dos objetivos enunciados.

Promovendo uma educação, baseada no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo, o Centro Infantil da Arroja propõe-se, igualmente, responder de forma assertiva e eficaz às necessidades latentes quer das crianças, quer das suas respetivas famílias, contribuindo de forma decisiva na diminuição das assimetrias sociais existentes na freguesia de Odivelas.

 O Centro Infantil da Arroja tem, ao longo da sua atividade, articulado a sua oferta educativa e social com os serviços oficiais na esfera das suas competências, nomeadamente com a Direção Regional de Educação de Lisboa, a Direção de Ação Social (central e local), C.P.C.J. de Odivelas, Autarquias (carta educativa, rede social e saúde), na Delegação de Saúde do Centro de Saúde de Odivelas.