FINAL DO CONCURSO DE FADO AMADOR CIDADE DE ODIVELAS

Foi no dia 6 de Maio que Vera Lúcia Lopes foi consagrada a vencedora do XIII Concurso de Fado Amador Cidade de Odivelas, numa grande noite fadista que precisou de dois desempates para apurar o melhor candidato!

O Salão Azul do Parque Urbano do Silvado foi o palco para uma noite memorável, que contou não só com os fados dos seis candidatos da edição deste ano do certame, mas também da fadista Margarida Soeiro. Todos os intérpretes foram acompanhados pelo mestre António Jorge, na guitarra portuguesa, e Jacinto Carminho na viola de fado.

Dirigindo breves palavras ao público presente, o Presidente Nuno Gaudêncio congratulou-se pela recuperação do Concurso de Fado Amador Cidade de Odivelas, considerando que “valeu muito a pena voltar a celebrar o Fado na nossa cidade”, e deu conta da boa saúde financeira da Junta de Freguesia, no rescaldo da recente prestação de contas perante a Assembleia de Freguesia. Por fim, o autarca agradeceu o apoio dos patrocinadores, sem os quais não era possível realizar o Concurso nos mesmos moldes.

Perante o Júri, os concorrentes deram o seu melhor para dificultar a tarefa de escolher um vencedor: Daniela Gomes, Joel Cordeiro e Vera Lopes obtiveram todos a mesma pontuação (42 pontos)!

Conforme dita o Regulamento do Concurso, houve lugar a fado de desempate, que resultou em novo empate, desta vez entre Joel Cordeiro e Vera Lopes. Num desfecho emocionante, coube à presidente do Júri, Vogal Vanessa Porto, decidir o vencedor, uma decisão difícil que contou com a ajuda do público e que recaiu sobre Vera Lopes.

Também num registo emotivo, foi prestada uma homenagem a toda a equipa que dinamiza o projeto da Escola de Fado da Junta de Freguesia de Odivelas.

Esta foi uma noite em cheio e com outro apontamento especial: entre o público estavam distintas personalidades, como o professor e compositor de guitarra clássica Silvestre Varela e uma delegação de São Caetano de Odivelas, município brasileiro do estado do Pará.

Os vencedores do XIII Concurso de Fado Amador receberam os seguintes prémios:

1.º Prémio – REMAX CITY cheque brinde no valor de 150€; voucher de 1 Jantar para 2 pessoas do Restaurante MESTRE LEITÃO; voucher de 1 Fim-de-semana para 2 pessoas “Pousadas de Portugal”

2.º Prémio – REMAX CITY/ Querido Mudei a Casa cheque brinde no valor de 125€; voucher de 1 Jantar para 2 pessoas do Restaurante MESTRE LEITÃO

3.º Prémio – TALHO DE ODIVELAS cheque brinde no valor de 100€; voucher de 1 Jantar para 2 pessoas do Restaurante MESTRE LEITÃO