JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE

Odivelas acolheu mais de 1.000 jovens na Jornada Diocesana da Juventude, um evento que mobilizou participantes de toda a Diocese de Lisboa e que se realizou na nossa cidade este domingo, dia 2 de abril.

Como pontos altos desta iniciativa, salientam-se o encontro dos jovens com o Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente, no Pavilhão Multiusos, o terço recitado no Jardim da Música, em que participou o Selecionador Nacional, Fernando Santos, e a eucaristia novamente no Pavilhão Multiusos, presidida pelo Sr. Cardeal Patriarca.

Além destes destaques, decorreram ainda workshops em vários espaços da cidade, bem como um concerto musical no Jardim da Música.

O Presidente Nuno Gaudêncio associou-se à Jornada marcando presença na recitação do terço e na eucaristia, onde também esteve o Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins.

Para Nuno Gaudêncio, “é um orgulho para a nossa cidade receber tantos jovens que provavelmente não conheciam os seus monumentos, a sua história, a hospitalidade dos odivelenses”.

A Junta de Freguesia de Odivelas foi parceira do Serviço de Juventude do Patriarcado de Lisboa desde a primeira hora, contribuindo com apoio logístico.

1.ª Eliminatória do Concurso de Fado Amador Cidade de Odivelas

No primeiro dia de abril, 11 fadistas apresentaram-se perante o Júri da 1.ª Eliminatória do Concurso de Fado Amador Cidade de Odivelas.

O Pavilhão Polivalente foi o recinto escolhido para esta eliminatória que precede a Grande Final, marcada para o Salão Azul do Parque Urbano do Silvado, no dia 6 de maio, onde vão marcar presença os seis finalistas apurados.

Acompanhados por Jacinto Carminho na viola de fado e pelo professor António Jorge na guitarra portuguesa, os 11 candidatos deram o seu melhor para convencer um Júri presidido pela Vogal da Cultura da Junta de Freguesia de Odivelas, Vanessa Porto, e formado ainda por Ricardão (fadista e humorista), José Martins (Rádio Cruzeiro), André Pais (LXPRO Produções) e Rui Santos (Escola de Fado da Junta de Freguesia de Odivelas).

Fez-se silêncio e cantou-se o fado, o humorista Ricardão entreteve os presentes com o seu estilo irresistível e houve ainda tempo para um final de noite emotivo, com o eterno “Cheira bem, cheira a Lisboa” entoado por todos os fadistas participantes.

Infelizmente, nem todos podiam passar à Final… Os felizes contemplados com essa oportunidade são: Vera Lúcia Lopes, Joel Ricardo Cordeiro, Daniela Gomes, Sandra Fernandes, Alfredo Santos e Osvaldo Coutinho.

Parabéns a todos os participantes!